read this article in English | lire cette information en français
O Secretariado do GBIF anunciou os 23 projetos da África Subsariana selecionados como os primeiros destinatários de fundos do programa Informação sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento (BID) financiado pela UE.
As 3 subvenções regionais, 10 nacionais e 10 pequenas bolsas atribuem um total de 972.156 € de fundos a 34 organizações de 20 países africanos, que irão alavancar 817.369 € de co-financiamento a partir de outras fontes. Um painel internacional seleccionou-as após um processo multi-fase que inicialmente recebeu 143 propostas de 34 dos 48 países elegíveis.
Os projetos selecionados estendem-se não só por diversas geografias como também por muitas áreas temáticas. As colaborações propostas irão procurar criar a capacitação institucional, a mobilizar dados de espécies de Listas Vermelhas e grupos alvos de espécies, e digitalizar e partilhar dados de coleções de museus, parques e áreas protegidas. Outras propostas irão recolher dados de espécies de atividades focadas na saúde humana, segurança alimentar e redução de emissões pela desflorestação e degradação da floresta.
“É muito emocionante atingir esta primeira etapa do BID, em parte porque o programa está completamente alinhado com a abordagem do Secretariado do GBIF para mobilizar dados de biodiversidade”, disse Donald Hobern, secretário executivo do GBIF. “Estamos esperançados em ver aumentos significativos tanto na capacidade como no conteúdo como resultado destes projetos.”
O BID é um programa pluri-anual de 3,9 milhões de euros financiado pela União Europeia e liderado pelo GBIF, que tem por objetivo aumentar a quantidade de informação sobre biodiversidade disponível para o uso científico e elaboração de políticas nas nações ‘ACP’ da África Subsariana, das Caraíbas e do Pacífico.
O GBIF lançará o próximo convite à apresentação de propostas, dedicada às Caraíbas e ilhas do Pacífico, no final de 2016. Um convite final para a África Subsariana está planeado para 2017.
Distribuição regional dos países ACP representados nos projetos selecionados
-
África Ocidental: Benin, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Mali, Niger, Senegal, Togo
-
África Central: Camarões, RD Congo, Gabão
-
África Oriental e Austral: Madagascar, Zimbabwe
-
Comunidade da África do Leste: Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda
-
Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral: Angola, Botswana, Moçambique
Lista dos projetos selecionados (apenas em inglês)
Projetos regionais
-
Capacity building and biodiversity data mobilization for conservation, sustainable use, and decision making in Africa and Madagascar (Benin, Costa do Marfim, RD Congo, Guiné, Madagascar, Mali, Niger, Senegal e Estados Unidos)
-
Strengthening collaboration for increased biodiversity mobilization on key biodiversity ecosystems of the Albertine Rift Region (Uganda, RD Congo e Ruanda)
-
African Insect Atlas: Unleashing the potential of insects in conservation and sustainability research in Africa (Madagascar, Quénia, Zimbabwe, Botswana, Moçambique e África do Sul)
Projetos nacionais
-
Organizing and mobilizing biodiversity information from the Kenya Wildlife Service
-
Towards a Red List of the globally threatened plants of Guinea
-
Strengthening of an institutional network in Angola to mobilize national biodiversity data
-
Senegalese National Information System on Biodiversity: SENBIO-INFOS
Pequenas bolsas
-
Gathering of biodiversity data on bird species for their sustainable management in Benin
-
Making the zoology collection at the Natural History Museum of Zimbabwe accessible through GBIF
-
Mobilizing plant biodiversity data in Uganda through training
-
Data rescue for records of the Botswana Wildlife Management Association
-
Mobilization of biodiversity data of protected area and threatened species in Benin
-
Mobilizing biodiversity data from the forest reserves of southern and central Benin
-
Establishing metadata of biodiversity data generated from REDD+ projects in Tanzania
_
Este programa é financiado pela União Europeia._