Estabelecer um Nó de Participante do GBIF Eficaz

Download

Este guia inclui a informação fundamental sobre dois conceitos chave para o GBIF: os nossos Nós de Participante e os sistemas de informação sobre biodiversidade. O texto inclui definições, elementos que devem ser considerados ao construir estas estruturas, serviços potenciais, requisitos e muito mais.

Este documento está também disponível em Inglês, Francês e Espanhol.

Abstract

Este guia baseia-se na experiência da Rede GBIF para dar orientação sobre como estabelecer um nó de Participante eficaz. Visa dois públicos principais na "família GBIF": os delegados que representam cada Participante na Assembleia Geral do GBIF e os coordenadores dos nós nomeados para coordenar os sistemas de informação sobre a biodiversidade em cada país ou organização. Introduz conceitos fundamentais e visões generalizadas das atividades do nó de Participantes, incluindo as recomendações sobre a abordagem participativa a seguir na designação de um nó e das respetivas estruturas de governação.

Authors

Secretariado GBIF

Contributors

Mélianie Raymond, Olaf Bánki, Kyle Copas, Alberto González-Talaván, Tim Hirsch e Donald Hobern, do Secretariado GBIF contribuíram para este documento que tem por base uma publicação anterior: Towards establishing a functional GBIF Participant Node (Part I): definitions and general considerations.

A versão portuguesa do manual foi traduzida por Elisabete Cunha e revista por Rui Figueira do GBIF Portugal.

Publisher

Secretariado GBIF

Rights

Estabelecer um Nó de Participante do GBIF Eficaz é uma publicação licenciada ao abrigo da Licença Universal com Atribuição 4.0 da Creative Commons, disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0

Rights holder

Secretariado GBIF