Princípios de qualidade de dados

Download

Esta é a tradução para o Português do manual sobre a qualidade dos dados de autoria de Arthur Chapman.

Abstract

A questão da qualidade de dados e da sua ‘aptidão para o uso’ (fitness for use) é fundamental para a missão e a estratégia futura do GBIF. Trata-se de uma prioridade alta, amplamente reconhecida tanto pelos participantes da rede mundial como pelos usuários dos seus serviços de dados sobre a biodiversidade: é preciso uma melhoria significativa da consistência e da qualidade dos dados livremente disponíveis através da colaboração da comunidade do GBIF. Esta colaboração já conseguiu em possibilitar centenas de estudos utilizando dados mediados pelo GBIF, para aumentar o entendimento essencial sobre a vida da planeta e informar as politicas e as decisões para enfrentar o crise da perda de biodiversidade. Porém, a sustentabilidade do GBIF depende de um esforço constante para responder cada vez mais efetivamente aos requerimentos dos stakeholders  na pesquisa, entre os tomadores de decisões e na sociedade geral. Neste sentido, os princípios de qualidade de dados articulados com tanta claridade por Arthur Chapman em 2004 ficam tão relevantes hoje como eram quando este manual foi escrito.

Authors

Chapman, A. D.

Contributors

Este manual foi traduzido para a língua portuguesa pelo Nó Português do GBIF e pelo representante brasileiro do GBIF, SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira).

Publisher

Secretaria do GBIF

Rights

Este documento está licenciado sob uma licença "Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada".

Rights holder

Copyright © 2014, A. D. Chapman e Global Biodiversity Information Facility.

Citations

Chapman, A. D. (2015). Princípios de Qualidade de Dados. Versão 1.0 pt em Português lançada em abril 2015 e traduzida para pelo Nó Português do GBIF (www.gbif.pt) e pelo representante brasileiro do GBIF, SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, www.sibbr.gov.br). Versão original em Inglês lançada em jul 2005. Copenhagen: Global Biodiversity Information Facility. 81 pp. ISBN: 87-92020-58-5. Disponível on-line em http://www.gbif.org/document/80924.